CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Como Começar No Marketing Digital Em 2021 – Guia Passo a Passo

Se você quer saber como começar no Marketing Digital, precisa conferir este artigo até o final e descobrir quais são os 8 principais passos para fazer isso! 

Marketing Digital para iniciantes pode parecer algo assustador, afinal, são diversas estratégias que podem ser aplicadas. 

Porém, ao estudar e compreender melhor como elas funcionam, tudo passa a fazer sentido e se tornar mais fácil. Claro, será desafiador, mas é possível começar com o pé direito. 

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Aprender Marketing Digital e saber como aplicá-lo corretamente é o que vai fazer a diferença de você ter ou não sucesso ao vender na internet. 

Nos últimos anos, os empreendedores foram tomando consciência disso e, hoje em dia, compreendem que precisam focar na internet para crescer o seu negócio, seja ele físico ou online. 

Mas, e quem está começando? Quais devem ser os primeiros passos? 

Se você é iniciante e quer saber de uma vez por todas como começar no Marketing Digital em 2021, continue a leitura e confira as dicas que separei! 

Vamos lá?!

Vídeo: Como Começar no Marketing Digital em 2021

Passo a passo de Marketing Digital para iniciantes

Sem mais delongas, aqui estão os 8 passos importantes do Marketing Digital para iniciantes. 

Ao seguir esses passos, você poderá começar a planejar as suas estratégias e aplicá-las de maneira que consiga sucesso no Marketing Digital em 2021 para ganhar dinheiro, afinal esse é o seu objetivo. 

Confira a seguir:

Passo 1. Definir o modelo de negócio

O primeiro passo que você deve dar é definir qual é o seu modelo de negócio na internet. Fazer isso é fundamental para ter sucesso com Marketing Digital. 

Ao definir o modelo de negócio, você poderá fazer todo o restante de planejamento de estratégias para vender na internet. 

É importante deixar claro que, na verdade, não ganhamos dinheiro com o marketing digital. As estratégias online na verdade fazem parte de um processo de divulgação na internet, nos meios digitais. 

O que realmente faz com que a gente ganhe dinheiro na internet é o modelo de negócio. O marketing digital faz esse modelo dar certo, gerando vendas. 

Logo, de certa maneira, ganhamos e ao mesmo tempo não ganhamos dinheiro com o marketing digital em si. 

O seu ganho de dinheiro será definido pelo seu modelo de negócio e o marketing online será um potencializador do seu modelo na internet. 

Então, sem dúvidas, o primeiro passo para quem deseja saber como começar no Marketing Digital é definir qual é o modelo de negócio que vai atuar. 

Eu recomendo que você comece com um dos 5 modelos citados a seguir: 

– Modelo de afiliação: 

Esse modelo é bem simples. Você vai escolher produtos que já estão sendo vendidos – produtos digital ou físico – por meio das plataformas de afiliados como a Hotmart, Monetizze, Americanas entre muitas outras opções. 

O afiliado deve escolher um ou mais produtos que já estão sendo vendidos na internet e passará por um processo de afiliação. Ao fazer isso, ele receberá um – ou mais links caso escolha várias opções – para fazer a divulgação do produto. 

Quando alguém clicar neste link e fizer uma compra, o afiliado ganhará por essa venda, já que ele fez a recomendação do produto ao divulgá-lo no seu próprio link de afiliado. 

De maneira resumida, o afiliado divulga o produto e ganha comissões pelas vendas que ele consegue gerar, através do seu link de divulgação.

A grande vantagem desse modelo de negócio é que você pode começar de imediato. Você não precisa desenvolver um produto para isso. 

Basta acessar agora mesmo uma plataforma de afiliados, como a Hotmart, por exemplo, fazer o seu cadastro, escolher o produto que deseja se afiliar e começar a promovê-lo.

Para ter sucesso e gerar vendas, utilize as estratégias de marketing. 

O modelo de afiliação é uma excelente opção para quem está começando agora e quer ganhar dinheiro na internet. 

– Modelo de produção:

Aqui você deverá focar na produção do produto, seja ele digital ou físico. Existem diversas opções de produtos para que você possa criar e vender na internet, sendo algumas delas: e-book, treinamento, curso, cápsula e muito mais. 

E, como produtor, você poderá contar com a força de vendas dos afiliados. Mas, para criar o seu produto, antes é importante compreender que ele precisará resolver uma dor do seu público-alvo. 

Isso significa que antes mesmo de desenvolver o seu produto, você precisa saber qual é o problema que ele irá solucionar. 

A vantagem do produtor é que ele consegue criar um produto que se encaixa a uma necessidade do público-alvo e é isso que faz com que ele venda. 

Eu, por exemplo, tenho o treinamento Fórmula Negócio Online. A grande solução que ele oferece é que o meu público-alvo pode empreender na internet, no conforto de casa.  

Ou seja, montar um negócio na internet, independentemente do seu nível atual. Essa é a solução do meu produto. 

Então, cada produto deve ter a missão de resolver a dor do seu seus potenciais clientes. 

– Modelo de co-produção:

No caso da co-produção você pode se especializar em Marketing Digital e trabalhar em parceria com um expert, que irá produzir o conteúdo e aparecer diretamente. 

Geralmente, esse modelo funciona da seguinte maneira: imagine que você é um especialista em marketing digital e decide promover um especialista em artesanato, por exemplo. 

A sua responsabilidade será orientar toda a parte de comunicação para esse especialista, dando o direcionamento necessário para que ele apareça. Enquanto isso, cuidará de todo o marketing para a pessoa. 

Começar como co-produtor é possível, porém um pouco mais difícil que as outras opções já citadas. Primeiro, você terá que estudar muito marketing digital para atuar com esse modelo de negócio. 

No entanto, se você optar por começar como afiliado digital, depois fica mais fácil seguir como co-produtor, já que aprenderá muito sobre marketing digital. Afinal, precisará promover os produtos que decidiu afiliar-se. 

– Dropshipping

Nesse caso, você cria uma loja virtual e adiciona produtos de terceiros. O terceiro será responsável por fazer a entrega dos produtos e você terá apenas que fazer a divulgação da sua loja. 

Ou seja, você faz apenas a venda dos produtos, usando as estratégias de marketing digital. 

Essa é uma ótima opção para quem deseja vender produtos na internet, porque você não precisa ter estoque e poderá escolher entre dropshipping internacional ou nacional. 

Para você ter uma ideia, grandes lojas usam esse modelo de negócio, como a Americanas e a Magazine Luiza, por exemplo. Esses grandes players do mercado permitem que terceiros anunciem seus produtos em seus sites. 

Porém, a entrega desses produtos deve ser feita pelo terceiro e não pelas grandes lojas – já que elas estão apenas “cedendo” o espaço para que os produtos sejam vendidos. 

– Loja Virtual

Por mais que algumas pessoas possam confundir Dropshipping com Loja Virtual – e-commerce -, é importante deixar claro que essas são duas opções diferentes. 

No caso da loja virtual, você tem os produtos que irá promover, ou seja, deve ter o seu estoque. Além disso, também é o responsável por todo o processo de vendas e envio de produtos. 

Essa é uma ótima opção para quem deseja ter a sua própria marca, sendo possível atuar nos mais diferentes nichos. 

Passo 2. Definir o nicho 

Agora que você já sabe quais são os modelos de negócio, está na hora de definir o seu nicho de mercado dentro do modelo que deseja atuar. 

Definir o nicho é pegar uma parte do mercado e focar nele. Ao fazer isso, você deverá direcionar todas as suas estratégias de marketing digital para esse nicho. 

Imagine o mercado de emagrecimento. Existem maneiras de emagrecer com dieta low carb, exercícios em casa, aplicativos de exercícios e assim por diante. É um mercado enorme e com várias opções de nicho.

Então, o segundo passo para fazer Marketing Digital em 2021 é definir qual será o seu nicho de atuação. 

Passo 3. Definir e entender o público-alvo

O terceiro passo importante para vender na internet é definir e entender o seu público-alvo. 

O universo da internet é gigantesco e existem pessoas com os mais variados perfis, com diferentes características, interesses e problemas. 

Definir o seu público-alvo nada mais é do que determinar quem são os consumidores que têm interesse em adquirir o que você vende. 

Ainda usando o exemplo do mercado de emagrecimento, imagine que você decidiu que vai atuar no nicho de exercícios em casa. Existem pessoas que gostam de ir à academia e nem sequer cogitam a possibilidade de fazer exercícios em casa. 

Se você direcionar os seus esforços para essas pessoas que gostam de ir à academia, estará perdendo tempo e até dinheiro. Isso porque elas não têm interesse em comprar o que você vende. 

Por outro lado, as pessoas que gostam e estão em busca de uma solução para treinar em casa fazem parte do seu público-alvo. Afinal, o que você oferece poderá ser a solução que elas tanto desejam. 

Passo 4. Definir a Persona

Depois que você entender quem é o seu público-alvo, deverá afunilar até que chegue na sua persona. 

Aqui, muitas pessoas se confundem, pois acham que público-alvo e persona são iguais, mas não são. 

Público-alvo é algo mais amplo, enquanto que persona é algo específico. No caso da persona, um personagem semi-fictício é criado – de acordo com características reais de clientes – para representar o cliente ideal. 

Para que você entenda melhor, veja a seguir exemplos de como poderia ser o público-alvo e a persona de um negócio no nicho app para treino em casa: 

Público-alvo: 

  • Mulheres;
  • De 25 a 40 anos;
  • Trabalham em empresas;
  • Moram na região Sudeste do país. 

Persona:

  • Maria;
  • 30 anos;
  • Trabalha como Analista de Marketing;
  • Mora na cidade de São Paulo. 

Conseguiu perceber a diferença? O público-alvo é amplo, já a persona é específica,  com nome, idade, profissão entre outras informações para representar o seu cliente ideal. 

Ter uma persona definida é essencial para quem deseja saber como começar no Marketing Digital. 

Isso porque, ao saber quem é o seu cliente ideal, você poderá definir e direcionar as suas estratégias de maneira mais assertiva. Com uma persona, é possível saber qual a linguagem e tom de voz ideal para falar com ela.

Passo 5. Definir Produto

Depois de passar por todos os passos acima, está na hora de escolher ou ter um produto. 

O seu produto precisa resolver um problema, ele tem que ser satisfatório para resolver a dor do seu potencial cliente. 

Se você for afiliado, avalie muito bem o produto que irá promover. Veja o histórico de vendas, os depoimentos de clientes e todas as informações que conseguir para entender o que o produto promete. 

Também é importante que acesse a página do produto e veja se você o compraria se fosse a sua persona. Avalie se o produto chama a atenção. 

Mas, se você for produtor ou co-produtor, o seu produto também precisa sempre resolver algum problema. 

No caso de dropshipping ou loja virtual, a mesma coisa, é necessário que os produtos atendam às necessidades do seu público-alvo. 

Passo 6. Criar Funil de Vendas

O sexto passo também é fundamental para fazer Marketing Digital em 2021. Mas, afinal, o que é um funil de vendas? 

Ele é um funil planejado que visa atrair, relacionar e vender. Ou seja, com o funil de vendas, você vai atrair pessoas do seu público, se relacionar com elas e fazer com que elas se tornem clientes ao comprar o que você vende. 

Existem diversas estratégias de funil de vendas. Mas, basicamente, você deverá atrair pessoas para o seu topo – é realmente como se fosse um funil – através de conteúdo relevante e fazer com que elas desçam etapas até chegar no fim do funil, que é onde a venda acontece.

Passo 7. Gerar Tráfego

Gerar tráfego é atrair pessoas para o seu funil de vendas. De nada vai adiantar desenvolver um final se não consegue atrair pessoas para ele. 

E você poderá gerar tráfego de maneira orgânica ou paga. 

O tráfego orgânico é ótimo, por exemplo, o YouTube, o Instagram e blogs são fontes orgânicas. A desvantagem dessa opção é que ele leva um tempo para conseguir gerar bons resultados. 

Isso porque será necessário investir em muito conteúdo e manter consistência para atingir mais pessoas. Ou seja, de médio a longo prazo essa opção de tráfego pode trazer muitos resultados. 

Porém, você não deve depender apenas de tráfego orgânico, já que ele exige mais tempo para conseguir resultados, logo, é aí que o tráfego pago. 

Quando você investe em tráfego pago – como no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo -, poderá obter resultados imediatos, desde que suas campanhas sejam bem planejadas e criadas. 

Você pode criar uma campanha agora e em pouco tempo já vê-la no ar, obtendo tráfego para o seu funil de vendas. 

Passo 8. Copywriting

Por fim, a última dica importante de Marketing Digital para iniciantes é aprender a fazer Copywriting

Em toda a sua estratégia de comunicação online você deverá aplicar copywriting. Por exemplo, nos títulos de vídeos, e-mail marketing, anúncios, publicações nas redes sociais e muito mais. 

Todo o marketing digital tem copywriting. Portanto, é fundamental que você saiba como fazê-lo. 

É através de copys bem elaboradas que você conseguirá atrair tráfego para o seu funil de vendas e fazer com que as pessoas desçam nas fases, até que se tornem clientes. 

Lembre-se, o mercado de vendas na internet é enorme e você terá concorrentes. Logo, precisa se destacar para chamar a atenção dos seus potenciais clientes e atraí-los para o seu funil de vendas. 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu quais são os 8 passos importantes para quem deseja saber como começar a trabalhar com Marketing Digital em 2021. 

Agora, tenha em mente que aprender marketing digital é fundamental para que você consiga os resultados que deseja. 

É totalmente possível começar no Marketing Digital e ter bons resultados, mas isso vai exigir muita dedicação e esforço. 

Espero que tenha gostado das minhas dicas e desejo muito sucesso nessa jornada! 

Douglas Castro

Douglas Castro

Quem sou eu e porque você precisa me ouvir? Sou economista de formação, com duas pós-graduações, uma em Marketing Digital e outra em Gestão de Pessoas. Fiz carreira no Mercado financeiro, até que em 2015 eu resolvi mudar minha vida profissional por estar infeliz no Trabalho... Foi aí que surgiu o Marketing Digital na minha vida e a parceria com o Alex Vargas. Atualmente sou... 💡Especialista de Negócios Digitais 👨🏻‍💻Professor dos renomados treinamentos: 💙Mentoria Essencial 💙FNO 💙Método Turbo Tráfego 🚀Gerente Geral - @alexvargaspro - Desde 2016
Todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Treinamento Gratuito

Tráfego Pago e Funis de Vendas

Participe deste treinamento gratuito, te ensinando como montar funis de vendas e impulsionar com o Tráfego Pago!