CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Copywriting para Afiliados – Guia Completo 2021

Os profissionais de marketing usam cada vez mais as copys como uma maneira de orientar as pessoas desde o contato inicial até a compra, incluindo o copywriting para Afiliados

Quando se trata de marketing de afiliados, o copywriting é uma das ferramentas mais eficazes para direcionar o tráfego para um site

Criar e compartilhar conteúdo valioso envolve melhor seus leitores, aumenta o tráfego para a sua página e aumenta as taxas de conversão. Tudo isso possibilita que você alcance ou supere suas metas. 

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Afinal, não basta apenas escolher os melhores produtos para se afiliar e esperar que eles se divulguem sozinhos para obter vendas. 

É necessário investir em estratégias de marketing para realmente conseguir atingir bons resultados e, sem dúvida, o copywriting é algo essencial. 

Para te ajudar a saber mais o que o é copy para afiliados, qual a sua importância e como utilizá-lo, criei um este artigo com o que você precisa saber sobre o assunto para impulsionar as suas vendas e ajudá-lo a alcançar seu público-alvo. 

Continue a leitura e confira! 

O que é Copywriting para Afiliados?

Copywriting para Afiliados o que é

Posso dizer que a estratégia de copywriting é usar as palavras para convencer as pessoas a tomar alguma ação que você deseja que ela tome. 

Um bom exemplo a citar é o funil de vendas. Para que os leads passem de fase no funil, eles precisam ser conquistados com ótimas headlines, que os convençam a tomar alguma ação. 

Se você quer que os leads baixem algum material gratuito, como um e-book, por exemplo, precisará de uma ótima copy para que ele tome a ação de fazer o download do material. 

Para que os potenciais clientes se tornem compradores, você precisará de uma copy que faça ele tomar a decisão de compra. É por esse motivo que o copywriting é tão importante para todos que desejam vender na internet

Quando você decide aprender ou melhorar suas habilidades em copywriting, significa que está se dedicando para ter uma página de captura melhor, e-mails com maior taxa de abertura e assim por diante. 

Se você pesquisar, encontrará uma extensa lista de livros e cursos sobre o tema, já que ele é extremamente importante para negócios que desejam crescer suas vendas. 

Para que serve a Copy? 

O copywriting é um dos principais pilares do marketing digital. Como citei no tópico anterior, um funil de vendas precisa de boas cópias para converter os leads a mudar de etapa. 

Sem um bom título de e-mail, um que realmente desperte tanto a atenção do leitor que ele não poderá ignorá-lo, você não conseguirá uma boa taxa de abertura e, consequentemente, não atingirá o seu objetivo com o e-mail marketing.

Uma boa copy deve estar presente em diversos canais envolvidos na sua estratégia de marketing, como: site, e-mail, redes sociais, páginas de captura, etc. 

A copy, quando bem feita e ideal para o seu público-alvo, conseguirá chamar a atenção, conquistar e fazer os seus potenciais clientes tomarem uma decisão.  

Fórmulas de Copywriting

Quando se trata copy, tem algo muito importante que você precisa saber: fórmulas de copywriting. 

De maneira simples, essas fórmulas são estruturas básicas para iniciar algum conteúdo e elas funcionam como um modelo para desenvolvimento da copy. 

Com elas, é possível desenvolver textos que geram engajamento e conversão.

Vale dizer que por mais que você entenda e aplique as fórmulas de copywriting, é essencial que tenha uma estratégia por trás, já que elas não conseguem resultados por conta própria. 

O que você precisa compreender é que as fórmulas funcionam como um direcionamento para saber quais os primeiros passos que deve dar. Portanto, antes de começar a usar uma das fórmulas, é extremamente importante que você:

  • Tenha bem definido qual é a sua meta de conversão;
  • Saiba quem é a sua persona – que é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal;
  • Tenha uma estratégia definida;
  • Cumpra o que você prometeu em suas copys. 

Com tudo isso definido, está na hora de escolher a fórmula de copywriting para a sua estratégia. Confira quais são elas a seguir. 

AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação

A primeira fórmula de copywriting que vou citar é a AIDA, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Essa é uma das fórmulas mais conhecidas e também usadas para o desenvolvimento de copys, sendo utilizada em diversos canais de comunicação, desde televisão até sites. 

A AIDA tem foco em entender o comportamento dos consumidores e conduzi-los pelo Funil de Vendas. 

Essa fórmula baseia-se em algumas etapas, que são: 

  • Atenção: é necessário chamar a atenção do potencial cliente;
  • Interesse: o interesse deve ser despertado com informações novas ou incomuns;
  • Desejo: o potencial cliente precisa entender que você oferece o produto ou serviço que o atenderá. 
  • Ação: esse é o momento onde a pessoa precisa tomar alguma ação. 

IDCA – Interesse, Desejo, Convicção e Ação 

Parecida com a AIDA – excluindo a etapa de atenção-, a IDCA é uma fórmula de copywriting ideal para quem já tem a atenção do lead. 

Portanto, a primeira etapa aqui é o interesse. Você pode provar que o seu produto ou serviço é confiável e atende a necessidade do potencial cliente através de estatísticas, prova social, garantias, etc. 

O IDCA é composto pelas seguintes etapas: 

  • Interesse: é criado o interesse no lead;
  • Desejo: o desejo para que ele sinta algo é criado;
  • Convicção: é importante convencer e conquistar a confiança;
  • Ação: incentivar que uma ação seja tomada. 

4 U’s – Urgente, Único, Útil e Ultra-específico

A fórmula de copywriting chamada de 4 U’s é exatamente o que parece ser, ou seja, é composta por 4 etapas com a letra “U”. 

Essa é uma ótima opção para as publicações nas redes sociais e textos menores, já que traz elementos de urgência. 

Ela é composta por: 

  • Urgente: é necessário mostrar senso de urgência no lead;
  • Único: aqui é importante deixar claro que o benefício do produto ou serviço é único;
  • Útil: você precisa ser útil para o leitor, ou seja, resolva algum problema ou agregue valor. 
  • Ultra-específico: aqui você precisa ser o mais específico possível em seu texto, o que faz com que ele se torne cada vez mais útil.

Técnicas de Copywriting

Não importa se você é iniciante com copywriting para afiliados ou se já é experiente na elaboração de copy, aprimorar as suas habilidades é sempre algo bom. 

Aqui estão algumas dicas de técnicas ou fórmulas de copywriting que poderão te ajudar a criar textos ainda mais eficazes em conseguir os resultados que você deseja. 

Saiba quem é o seu público-alvo

A primeira coisa que você precisa fazer se deseja começar a investir em copywriting para afiliados é saber quem é o seu público-alvo. 

Mas eu estou falando em realmente saber quem são os seus potenciais clientes. Para que você possa desenvolver headlines que chamem a atenção deles, você precisa saber quem eles são. 

Não adianta criar copys com apelo emotivo se o seu público-alvo é muito mais racional. Você estará perdendo tempo ao fazer isso. 

Além disso, quando você sabe muito bem que é o seu público-alvo, poderá ótimas copys pois: 

  • Vai definir e usar o tom de voz certo;
  • Criar uma maior conexão com os leitores;
  • Fazer com que os leitores sintam que o conteúdo foi pensado neles. 

Conte uma história

Seu público está programado para reagir a uma história. A narração de histórias fornece a seus leitores uma espiada em seu produto ou serviço e como ele pode resolver seus problemas. 

Ativando sua imaginação e fazendo a conexão emocional muito importante.

Use fatos e estatísticas

Adicionar alguns fatos ou estatísticas bem pesquisados ​​a uma história motivadora é basicamente uma receita para o sucesso. 

Junto com estudos de caso, pesquisas e estatísticas ajudarão a persuadir seus leitores a comprar, ou pelo menos a justificar seu desejo. Incluir esses elementos na cópia também ajudará a sustentar suas afirmações e a estabelecer sua confiança.

Evite parágrafos longos

Os romancistas podem se safar com páginas e mais páginas de parágrafos longos e prolongados, mas você não está escrevendo um livro. 

Os leitores da Internet consomem conteúdo como se utilizassem um scanner. Limite seus parágrafos a 3-4 sentenças bem estruturadas e sucintas.

Use verbos de ação

As copys são utilizadas porque você quer chamar a atenção do leitor e fazer com que ele tome alguma ação. 

Portanto, não faz o menor sentido elaborar uma copy sem verbos de ação. Isso significa que voce deve usar palavras como:

  • Inscreva-se;
  • Garanta a sua vaga;
  • Participe;
  • Faça o download;
  • Clique aqui e assim por diante. 

Use palavras de poder

Use palavras poderosas como comprovado, agora, grátis e limitado, por exemplo, para aumentar o impacto de sua escrita. 

Escolha suas palavras poderosas com sabedoria para criar um senso de urgência e / ou exclusividade e motivar os leitores a continuar com sua chamada à ação.

Compartilhe críticas e depoimentos

A prova da comunidade ou reação social ao seu produto ou serviço pode servir para estabelecer você como confiável. 

Não importa o setor, os clientes são mais propensos a comprar quando recebem uma resposta positiva de outros clientes. 

Ofereça incentivos

Os leitores geralmente têm períodos curtos de atenção, portanto, escreva uma copy que ofereça uma recompensa pela leitura contínua. 

Em seguida, use incentivos para motivar seu leitor a agir. O que eles vão conseguir? É exclusivo? Quando eles vão conseguir? Por que é urgente?

Apelo às Emoções

Se você deseja que seu leitor execute uma ação – seja clicando, baixando ou comprando – você terá que fazê-lo sentir algo primeiro. 

As pessoas tomam decisões com base na emoção. Embora você também deva apoiá-lo com fatos e estatísticas para que os leitores possam justificar suas decisões, seu argumento principal deve fazer uma conexão emocional para ter sucesso.

Voce pode – e deve – usar os gatilhos mentais, por exemplo. Eles são amplamente utilizados em copywriting para afiliados e podem obter ótimos resultados. 

O grande objetivo dos gatilhos mentais é chamar a atenção e despertar alguma emoção no leitor para que ele tome alguma ação. 

E existem diversas opções de gatilhos mentais, sendo alguns deles:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Prova social;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade e muitos outros. 

Escreva de maneira natural

Quando você escreve de maneira natural, consegue criar uma maior conexão com o leitor. 

Além disso, ao escrever dessa maneira, você vai mostrar para o leitor que não está querendo vender algo e sim ajudá-lo. 

Lembre-se de usar o tom de voz ideal para o seu público-alvo. 

Crie uma boa copy longa

A maioria dos escritores prefere uma copy curta e agradável, mas uma copy longa pode ser benéfica. 

No entanto, para que sua copy longa seja bem-sucedida, você deve prender a atenção do leitor até o fim. Faça frases curtas, mas agradáveis, quebre o conteúdo e crie um ritmo definível.

Foco nos títulos

Você pode optar por algo simples e direto ou inteligente e cativante, não importa a sua escolha, o seu título precisa atrair leitores e fazê-los clicar. 

Há muitas maneiras de escrever o mesmo título, então tente algumas maneiras diferentes e veja qual é a melhor para atingir os seus objetivos. Algumas ideias são:

  • Conte uma história: as histórias têm o poder de fazer conexões emocionais e, se você puder introduzir uma ótima história em seu título, seus leitores vão clicar para continuar lendo.
  • Diga a eles como fazer: prometa a seus leitores uma lição útil que irá melhorar suas vidas.
  • Faça uma pergunta: envolva seus leitores imediatamente, colocando uma questão relevante e prometendo (e entregando) a resposta.

Agora que você já sabe algumas técnicas, no momento de fazer copywriting para afiliados, lembre-se do foco que você deseja atingir. 

Conclusão

Você aprendeu o que é copywriting para afiliados, para que serve uma copy, fórmulas e técnicas que poderão te ajudar a atingir os seus objetivos. 

Quer você tenha experiência com criação de copys ou não, seguir essas dicas pode ajudá-lo a criar textos incríveis e fáceis de converter.

Tenha em mente que quanto mais você estudar sobre copywriting para afiliados, mais você poderá desenvolver as suas habilidades e direcionar os seus esforços para as melhores estratégias. 

Espero que tenha gostado do conteúdo e que, depois deste artigo, você esteja pronto para criar as melhores copys possíveis para conquistar leads e obter mais vendas. 

Douglas Castro

Douglas Castro

Quem sou eu e porque você precisa me ouvir? Sou economista de formação, com duas pós-graduações, uma em Marketing Digital e outra em Gestão de Pessoas. Fiz carreira no Mercado financeiro, até que em 2015 eu resolvi mudar minha vida profissional por estar infeliz no Trabalho... Foi aí que surgiu o Marketing Digital na minha vida e a parceria com o Alex Vargas. Atualmente sou... 💡Especialista de Negócios Digitais 👨🏻‍💻Professor dos renomados treinamentos: 💙Mentoria Essencial 💙FNO 💙Método Turbo Tráfego 🚀Gerente Geral - @alexvargaspro - Desde 2016
Todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Treinamento Gratuito

Tráfego Pago e Funis de Vendas

Participe deste treinamento gratuito, te ensinando como montar funis de vendas e impulsionar com o Tráfego Pago!