Como Vender como Afiliado no Instagram

Você sabe como vender como afiliado no Instagram? Um dos motivos que fazem que influenciadores em diversos nichos estejam tentando monetizar a sua influência na mídia social é justamente devido ao marketing de afiliados. 

Com a mídia social se tornando cada vez mais popular em todo o mundo e tendo um público ativo e envolvente, o marketing de afiliados do Instagram é uma das principais maneiras pelas quais influenciadores podem ganhar dinheiro

Porém, não são apenas os influenciadores que conseguem se beneficiar ao vender no Instagram. 

Você, afiliado, pode ter uma conta no Instagram, fazer com que ela cresça e ganhe muito dinheiro. 

O seu objetivo deverá ser direcionar o máximo de tráfego possível por meio dos seus links rastreados para os sites dos seus parceiros. 

Com o Instagram crescendo e conquistando um envolvimento muito maior do que no Twitter, Facebook e Tumblr, por exemplo, o marketing de afiliados no Instagram oferece muitas oportunidades a partir do momento que você faz o seu cadastro. 

Se existem tantas pessoas conseguindo ótimos resultados com a mídia social, você também deveria tentar! Mas, como é possível fazer isso? Quais são os passos necessários? 

Neste artigo, você aprenderá como vender como afiliado no Instagram, passo a passo. Confira! 

Passo a passo para vender como afiliado no Instagram

Que o Instagram é popular, nem tem como discutir, mas será que ele é complicado para gerar vendas? Não, a mídia social não é complicada para usar com objetivos voltados para negócios. 

Porém, para realmente aprender como vender como afiliado no Instagram e obter os resultados desejados, é necessário saber como utilizar a plataforma da melhor maneira possível. 

Pensando nisso, criei um passo a passo para você começar a investir no Instagram como uma fonte para ganhar dinheiro como afiliado. Confira a seguir! 

1. Escolha um Nicho

Escolha seu nicho para vender como afiliado no instagram

A coisa que você precisa fazer é definir em qual nicho deseja atuar. Isso é extremamente importante para que você possa escolher o público que deseja atingir e os produtos que deseja promover. 

A escolha do nicho vai determinar todas as suas outras ações. Todo o seu conteúdo e comunicação será de acordo com essa decisão. 

Se você escolher focar no nicho de beleza, a sua comunicação será de uma determinada maneira. Mas se você escolher o nicho de culinária, a comunicação será diferente. 

Mas não é possível atuar em mais de um nicho?

Sim, é possível, mas você precisará ter uma conta para cada nicho, afinal, serão produtos e públicos diferentes. 

Para quem está começando como afiliado, o ideal é escolher apenas um nicho. Com o tempo, quando você for pegando experiência, poderá explorar diversas outras opções disponíveis no mercado. 

Se você tentar atingir a todos, provavelmente não conseguirá atingir ninguém de maneira eficaz. 

2. Crie conteúdo relevante para o seu público-alvo 

Para ter sucesso com o Instagram e outras mídias sociais, você precisa criar conteúdo relevante, que chame a atenção do seu público-alvo. 

Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa de alguma maneira resolver problemas do seu público. Você pode dar dicas, mostrar um passo a passo e assim por diante. 

Conteúdo bem elaborado e com relevância é um dos principais pilares do marketing digital. É através dele que um funil de vendas pode ser eficaz e proporcionar ótimos resultados de vendas. 

Sem conteúdo de qualidade, os leads não descem o funil de vendas. E quando se trata de vender no Instagram, também é fundamental entender qual tipo de informação o seu público deseja ter acesso e oferecer para ele da melhor maneira possível. 

Veja a seguir algumas maneiras de criar conteúdo no Instagram: 

Post no Feed

Você deve criar conteúdo com uma boa imagem, que seja atrativa, além de desenvolver uma boa legenda, que faça com que o leitor chegue até o fim dela. 

É importante que você varie os formatos e, sempre que possível, coloque uma chamada a ação na legenda, como: deixe o seu comentário, qual é a sua dúvida, clique no link da bio e assim por diante. 

Stories

Os stories podem ser explorados de diversas maneiras. Você pode gravar falando, abrir caixas de perguntas, criar enquetes, colocar link (para quem tem mais de 10 mil seguidores) e muito mais. 

Aqui vale muito a pena aproveitar todos os recursos que a plataforma oferece, principalmente as novidades. 

Lives

Você pode criar lives sobre determinados assuntos para chamar a atenção do seu público-alvo. 

Esse é um ótimo recurso para ter mais contato com os seus seguidores, já que eles poderão enviar as suas perguntas e você poderá respondê-los, ao vivo. 

IGTV

O IGTV é ótimo para entregar conteúdo em vídeo mais curto. Se você quer dar algumas dicas, ou falar sobre algum assunto, mas não quer fazer uma live ou um vídeo extenso, pode publicar um IGTV. 

Capriche na qualidade do vídeo, adicione legendas e crie uma boa capa. 

3. Adicione os links de afiliados

Você precisa deixar os seus links de afiliados disponíveis no Instagram para que o seu público possa acessá-los facilmente. Veja abaixo como fazer isso: 

Link de afiliado em sua biografia (permanente)

O mais óbvio é usar o link em sua biografia para encaminhar as pessoas ao site. Isso funciona bem se você estiver sempre promovendo a mesma marca, produto ou link. 

Em seguida, diga aos seguidores para clicarem no link em sua biografia. Isso é ideal se você é afiliado exclusivo de uma marca.

Link de afiliado em sua biografia (semi-permanente)

Se quiser promover um produto diferente a cada postagem, você ainda pode usar o link em sua biografia, mas precisará atualizá-lo para o URL de afiliado mais recente cada vez que publicar uma nova postagem. 

Você ainda pode dizer às pessoas para clicarem no link em sua biografia, mas se alguém descobrir uma postagem mais antiga promovendo um produto diferente, eles irão parar em uma página de destino diferente. 

4. Faça anúncios no Instagram

Como Anunciar no Instagram e Vender como Afiliado

Se você quer vender como afiliado no Instagram, não pode deixar de usar o Instagram Ads para investir em tráfego pago. 

O recurso de publicidade e impulsionamento de conteúdos é uma das melhores maneiras de atingir o seu público-alvo, conquistar mais usuários e aumentar as suas vendas. 

Uma das estratégias que recomendo muito que você utilize é de desenvolver um funil de vendas dentro do Instagram. 

Veja uma estratégia na prática:

Passo 1: Crie um conteúdo relevante em vídeo (que resolva uma dor, ou parte dela) e vincule a solução a um material gratuito. 

Passo 2: Faça uma call-to-action para que a pessoa siga você e peça o material no seu Direct.

Passo 3: Anuncie esse conteúdo em vídeo no Instagram. 

Passo 4: Realize a entrega no seu Whatsapp. 

Veja, através desta estratégia você irá aumentar o seu engajamento no Instagram, pois ao ser chamado no Direct, o algoritmo do Instagram entende que a informação que você passou é relevante, a ponto de uma pessoa chamá-lo diretamente.

Você irá coletar a informação de um Lead qualificado e poderá já iniciar um relacionamento com ele visando a conversão dele para comprar um produto de você.

Com a ferramenta você poderá segmentar o público que deseja atingir e que gostaria que as suas publicações sejam exibidas. 

Desse modo, você consegue atingir pessoas que realmente estão interessadas no que você oferece. 

Quer aprender essa estratégia citada acima na prática, clique a clique, do absoluto zero e outras várias estratégias responsáveis por venderem milhares de reais na internet todos os dias?

Entre para o Método Turbo Tráfego e aprenda a arte de vender na internet através do domínio dos Funis de Vendas Automáticos, Tráfego Pago Prático, Anúncios que convertem no Instagram e Copywriting?

Clique no botão abaixo e se inscreva!

5. Coloque fotos de qualidade

O Instagram é uma rede social com foco no visual. Portanto, você deve ter muita atenção nas imagens que utiliza em suas publicações. 

É muito importante que elas tenham uma boa qualidade e que você tome muito cuidado para não utilizar imagens de outras pessoas e não dar os créditos. 

Se você for publicar fotos de produtos, é fundamental que elas tenham uma boa iluminação e mostre detalhes. Se for imagens com ilustração, por exemplo, também é necessário que elas tenham uma boa produção.

6. Tenha uma isca para oferecer

Uma isca digital, também conhecida como material rico, é qualquer formato de conteúdo que tem o objetivo de atrair um lead e lhe entregar uma recompensa ou proposta de valor. 

Essas iscas podem ser: 

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Lives;
  • Quiz;
  • Curso gratuito, entre outros. 

Imagine que você atua como afiliado no nicho de emagrecimento. Uma boa opção de isca digital é oferecer um e-book com algumas receitas saudáveis.

Ao oferecer esse tipo de material, as pessoas se aproximam da sua página e você vai ganhando a confiança delas, até que elas estejam preparadas para comprar o que você oferece.  

7. O que vender no Instagram

Como afiliado, você tem dois caminhos a seguir quando se trata de promover produtos no Instagram: vender produtos físicos ou digitais. 

No momento de se afiliar a produtos, você encontrará uma grande variedade de opções, tanto de produtos físicos quanto digitais. Entenda melhor cada opção a seguir: 

Produtos físicos como Afiliado

Você pode conseguir muitas vendas de produtos físicos graças a sua divulgação no Instagram. 

Esses produtos podem ser os escolhidos nas plataformas de afiliados, como a Hotmart, por exemplo, ou os de outros programas de afiliados, como o de grandes varejistas do mercado, como a Magazine Luiza. 

Basta que você coloque os seus links de produtos na bio do seu perfil – você pode usar a ferramenta de linktree para colocar mais de um link – e começar a fazer a sua divulgação.

Algumas pessoas têm dúvidas se devem investir na promoção de produtos físicos, sendo afiliados. 

Se esse é o seu caso, saiba que esse mercado é amplo e oferece muitas opções, como os encapsulados, por exemplo, que podem gerar ótimos resultados para afiliados. 

Produtos digitais como Afiliado

Se os produtos físicos já são uma ótima opção para afiliados, os produtos digitais são melhores ainda e eu vou explicar o porquê.

Os produtos digitais são muito fáceis de serem acessados. Eu posso comprar um curso online agora no cartão de crédito e já começar a estudar.  

Ou então, posso adquirir um e-book e, depois da confirmação do pagamento, já poder fazer o seu download. 

Essa rapidez e praticidade chama a atenção das pessoas que possuem algum problema e estão em busca de alguma solução. 

Além disso, existe uma extensa lista de produtos digitais disponíveis para que filiados os promovam e ganhem dinheiro com as suas vendas. 

Claro, produtos físicos e digitais podem atender a diferentes necessidades e cada um tem o seu espaço quando se trata de marketing de afiliados. 

8. Parcerias com outros influenciadores

Vender como afiliado no Instagram pode fomentar a criação de novos relacionamentos com usuários influentes, o que significa mais e mais oportunidades. 

Quando uma marca ou alguma pessoa trabalha com um influenciador e as vendas são geradas, ela abre novos canais para a continuidade dos negócios, não uma promoção única como a maioria das campanhas publicitárias tradicionais. 

Esses relacionamentos corporativos podem trazer grandes benefícios para ambas as partes, já que os dois lados estão ansiosos para aparecer no Instagram e sua mídia e os usuários obtêm benefícios monetários e de branding com essas parcerias. 

Porém, se você tem interesse em fazer parcerias com outros influenciadores é muito importante que pesquise antes com quem vai fazer esse acordo. 

Associar o seu nome ou do seu negócio a um influenciador que não segue os mesmos valores que você pode ser um tiro no pé. Além disso, é importante que a pessoa tenha seguidores com o perfil do seu público-alvo. 

Imagine que o seu nicho de atuação como afiliado é o de confeitaria e você faz parceria com um influenciador que tem foco apenas em automóveis. As chances de você conseguir leads e vendas devido a essa parceria são mínimas.  

Portanto, antes de fechar uma parceria, faça muitas pesquisas e procure por influenciadores que realmente irão agregar algo para você. 

Outras dicas para vender como afiliado no Instagram

Você aprendeu os principais passos importantes sobre como vender como afiliado no Instagram. Agora, confira algumas outras dicas que separei e que poderão te ajudar a crescer na mídia social e, consequentemente, aumentar as chances de vendas. 

Use hashtags do Instagram com moderação

Hashtags no Instagram são como os conteúdos são pesquisados, então você os tem e suas postagens ficam imediatamente mais visíveis ou você não os tem e está fora do jogo. 

As pessoas usam hashtags para quase tudo, então por que não usá-las para atrair o seu público-alvo? Na verdade, é um processo gradual, mas usar hashtags completas relacionadas ao seu domínio na verdade funciona na construção de credibilidade com o tempo. 

Tenha paciência

A melhor forma de vender como afiliado no Instagram seria atrair usuários de produtos em potencial para sua página, mas para isso é necessária paciência. 

Mantenha a calma e não apresse as coisas! Além disso, suas postagens devem transmitir uma boa vibração e não apenas tentar promover abertamente um produto que precisa ser vendido. 

Para que isso aconteça no Instagram, a imagem postada deve ter de alta qualidade e com vários detalhes, como já foi citado. Não deve ser apenas de um produto específico, mas deve ter algum aspecto intrigante. 

Por exemplo, a imagem pode anunciar uma linha de roupas, mas a imagem seria de uma pessoa parada em um belo cenário e naturalmente transmite uma boa impressão sobre a linha de roupas mencionada. 

Você não precisa ser um fotógrafo profissional, mas tenha atenção aos detalhes. 

Crie e divulgue o seu blog de afiliado

Junto com as atividades rotineiras de promoção de sua conta no Instagram para ganhar seguidores e gerar vendas, você também pode ter um blog que compartilha o mesmo nicho da mídia social. 

As pessoas que lêem o blog irão interagir com o perfil no Instagram da mesma forma e se virem um bom trabalho lá, bingo. Você também tem a vantagem, se o seu conteúdo for bom o suficiente, de ser indexado pelos mecanismos de pesquisa e receber tráfego gratuito. 

Conclusão

Se tudo isso o convenceu de que vender como afiliado no Instagram é uma perspectiva para você, agora só precisa se esforçar para se destacar. 

Para isso, estratégias relacionadas a objetivos claros devem ser definidas com expectativas de acordo. Dessa forma, nenhuma das partes – você e os seguidores – ficará desapontada e você poderá colher muitos frutos da incrível plataforma. 

O marketing de afiliados nem sempre tem um bom nome na sociedade, mas quando bem feito pela pessoa certa, comunidade certa, pode proporcionar resultados incríveis para todos os envolvidos. 

Agora que você já sabe como vender como afiliado no Instagram, espero que tenha mais sucesso ao seguir as minhas dicas. 

Ao fazer isso, você estará construindo uma comunidade maior daqueles que genuinamente se envolvem com você e, portanto, indiretamente, aumentará a chance de que eles se envolvam com sua postagem relacionada à afiliados.

Se você está pensando em ser afiliado ou se já é um, mas estava com dúvidas se deveria ou não divulgar seus produtos no Instagram, comece agora mesmo a fazer isso e pare de perder oportunidades. 

Douglas Castro

Douglas Castro

Quem sou eu e porque você precisa me ouvir? Sou economista de formação, com duas pós-graduações, uma em Marketing Digital e outra em Gestão de Pessoas. Fiz carreira no Mercado financeiro, até que em 2015 eu resolvi mudar minha vida profissional por estar infeliz no Trabalho... Foi aí que surgiu o Marketing Digital na minha vida e a parceria com o Alex Vargas. Atualmente sou... 💡Especialista de Negócios Digitais 👨🏻‍💻Professor dos renomados treinamentos: 💙Mentoria Essencial 💙FNO 💙Método Turbo Tráfego 🚀Gerente Geral - @alexvargaspro - Desde 2016
Todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS
Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.