CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

7 Passos para Vender no Pinterest

Você anda se perguntando sobre como vender no Pinterest? Se a resposta foi sim, este é o primeiro passo para conseguir gerar mais vendas para o seu negócio com essa plataforma de mídia social. 

Porém, se você já domina uma mídia social e consegue bons resultados com ela, pode cair na armadilha de acreditar que já conquistou todas as outras opções disponíveis. 

E isso pode fazer com que você pense que não precisa investir seu tempo em utilizar outra opção para gerar vendas para o seu negócio. Afinal, existem estratégias desde para o Facebook até mesmo o YouTube. 

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

E então mais uma plataforma ganha destaque para gerar vendas, o Pinterest. 

Essa é uma mídia social popular e valiosa para quase todos os pequenos negócios, embora empresários e profissionais de marketing fiquem intrigados com o Pinterest porque ele é muito diferente das plataformas convencionais. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que é, como funciona e como vender no Pinterest. 

Continue a leitura e confira! 

O que é Pinterest? 

O que é Pinterest

Como citamos brevemente no início do artigo, o Pinterest é uma plataforma de mídia social. O grande diferencial que ela oferece para os seus usuários é a possibilidade de salvar “pins”. 

Mas o que são esses pins do Pinterest? 

Os pins são publicações na mídia social, que contêm links, imagens e descrições, que podem ser salvos e organizados em diferentes painéis para acesso posterior. Essas painéis podem ser públicos ou privados (ocultos), de acordo com a preferência do usuário. 

É possível que os usuários criem seus próprios pins no Pinterest, fazendo o carregamento manual de imagens e links. 

Porém, a grande “diversão” de utilizar a plataforma é a possibilidade de procurar por temas do seu interesse e salvar as publicações que encontrar em seus painéis. 

Por exemplo, imagine que uma pessoa tem interesse em decoração, moda e marketing digital. Ela pode ter três painéis, um sobre cada tema, para salvar as suas publicações relacionadas. 

Ela pode buscar no Pinterest, na barra de pesquisa – um tema por vez -, sobre “dicas de decoração para varanda”, “dicas de looks para o inverno” e “dicas de Marketing Digital”. 

Ao visualizar os resultados, ela poderá salvar as suas publicações favoritas em cada painel relacionado ao assunto pesquisado. Assim, poderá acessar essas informações quando quiser. 

Esse é o grande diferencial do Pinterest, ele foi projetado para armazenar inspirações, dicas e ideias de uma maneira que outras mídias sociais não fazem, pelo menos não da mesma maneira prática e organizada.

Os usuários organizam o que encontram em diferentes quadros para que a navegação fique mais fácil, e eles podem ficar horas utilizando a plataforma salvando as publicações que sejam interessantes para eles.  

Outro comportamento interessante é que os usuários não costumam se importar que outras pessoas vejam o que eles salvaram – os que se importam podem criar painéis privados -, porque o Pinterest não se trata de gerar a troca de informações. 

Vale a pena usar o Pinterest? 

Muitos negócios têm potencial para conseguir bons resultados com o Pinterest, principalmente as lojas virtuais que vendem produtos físicos, já que eles podem ser fotografados. 

No geral, empresas B2C têm mais facilidade de gerar vendas pelo Pinterest. Porém, isso não significa que não seja possível que outros tipos de negócio não consigam se destacar na plataforma. 

Um bom exemplo são os blogs, que podem conseguir muitos cliques através de suas postagens no Pinterest. 

Voltando às lojas virtuais, você provavelmente já deve usar o Facebook e o Instagram para mostrar os seus produtos. Mas e se você tentar fazer isso com mais uma mídia social? Incluir o Pinterest em seu planejamento de marketing poderá alcançar resultados surpreendentes para o seu negócio. 

Para finalizar, saber se o Pinterest serve ou não para gerar vendas para a sua empresa dependerá muito do seu público-alvo. 

Vale dizer que o Pinterest tem mais de 250 milhões de usuários ativos. Ou seja, a plataforma pode ser uma grande oportunidade para geração de vendas de lojas online. 

Os usuários compram produtos que visualizam no Pinterest porque eles estão buscando coisas de maneira proativa, em vez de apenas visualizar publicações aleatórias em um feed, como acontece em outras plataformas. 

Portanto, se você estava com dúvidas se vale a pena usar o Pinterest para divulgar o seu negócio, sim, vale a pena!

Lista de dicas de como vender no Pinterest

Para te ajudar a começar a utilizar a plataforma, separamos algumas dicas para vender no Pinterest. 

Com essa lista, você poderá dar os primeiros passos e ter maiores chances de ganhar destaque na mídia social e aumentar as suas conversões. 

1. Tenha fotos de qualidade

O foco do Pinterest está nas imagens. Se você realmente quer conseguir vendas com a plataforma, precisará usar fotos de alta qualidade. 

Além da resolução, também é muito importante ter atenção à composição geral da foto, como: iluminação, objetivos complementares, fundo e assim por diante. 

Não é uma regra, mas tente deixar as fotos dos seus produtos mais “clean” e pensar em composições que chamam a atenção do seu público-alvo. 

Se a sua marca e público forem mais descontraídos, aposte em cores mais vibrantes. Se forem mais minimalistas, foque no branco e no preto e assim por diante. 

Se você quer que as fotos dos seus produtos parem nos painéis do seu público-alvo, então pense em cada detalhe da foto. 

2. Faça uma boa descrição

Tenha uma boa descrição

Os usuários do Pinterest estão especialmente interessados nas imagens, mas isso não quer dizer que você não deva caprichar nas suas legendas, pelo contrário. 

Assim como nos sites e outras plataformas, o Pinterest também deve conter otimização para SEO, para que assim possa ter um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa. Portanto, use as palavras-chave nas descrições das suas publicações.  

Além disso, por mais que a imagem seja o foco na mídia social, muitos usuários também vão ler as descrições. Ou seja, faça descrições que despertem o interesse do seu público, só tenha cuidado para não ser muito formal. 

3. Inclua demonstrações 

Além das fotos dos seus produtos, você também pode pensar em fazer publicações em diversos outros formatos, como a de demonstração. 

Isso quer dizer que você pode criar publicações com sequências de fotos que mostram como usar os seus produtos. 

Outra opção é gravar vídeos curtos para mostrar a funcionalidade dos produtos. Isso mesmo, você não precisa se limitar a apenas imagens. 

Se o seu segmento é de decoração, por exemplo, você pode mostrar dicas de composições, como usar a peça, como combinar o produto em determinado ambiente da casa e muito mais. 

4. Atenção aos formatos das imagens

Se você já utiliza outras mídias sociais sabe que cada uma delas possui suas particularidades quando se trata do tamanho das imagens. 

No Pinterest, o melhor formato é de fotos com 736 x 1103 pixel (fotos na vertical). Essa recomendação é feita principalmente por conta dos usuários que costumam acessar a plataforma pelo celular, e muitos fazem isso. 

Com esse tamanho, a foto do seu produtos vai se adequar ao tamanho da tela do celular e poderá chamar mais atenção ao receber cliques dos usuários. 

5. Crie seus próprios painéis 

Como já citamos, o Pinterest é uma plataforma ideal para buscar e organizar inspirações, ideias e dicas. 

Portanto, aproveite para também criar os seus painéis por tema. Você pode, por exemplo, criar painéis para diferentes categorias de produtos. 

Aproveitando o exemplo de decoração, vamos supor que você vende papel de parede. Você pode criar um painel para inspirações de papel de parede para banheiro, outro para sala, mais um para quarto e assim por diante. 

Dessa maneira, você divulga o seu produto e ainda inspira o seu público a comprá-lo já dando um ideia de uso. 

6. Não esqueça dos links 

O Pinterest é uma ótima opção de plataforma para gerar vendas. No entanto, se você não adicionar os links dos seus produtos – ou páginas de publicações do blog, por exemplo -, como o seu público poderá finalizar a compra? 

Claro, a pessoa pode ver o nome da sua marca e depois procurá-la na internet. Mas até encontrar o seu site e o produto que deseja, as chances dela desistir da compra são grandes. 

Portanto, não esqueça de adicionar os links das páginas nas publicações. Assim você conseguirá direcionar os seus leads para que eles se tornem clientes. 

7. Interagir e gerar conteúdo também é importante

Você quer saber como vender no Pinterest e esse é o seu objetivo ao usar a plataforma. Porém, é importante que você não fique apenas fazendo publicações dos seus produtos. 

Participe da mídia social, compartilhe conteúdo relevante – dicas, passo a passo, tutoriais, infográficos, etc. -, salve pins de outras pessoas e assim por diante. 

Ou seja, seja ativo na plataforma para que a sua conta não seja apenas uma replicação da sua loja virtual.

Conclusão 

O Pinterest é diferente de qualquer outra mídia social, porque os seus usuários estão motivados a procurar e salvar publicações para si próprios, com o objetivo de compartilhá-las com outras pessoas e acessá-las posteriormente. 

Isso oferece um grande potencial de vendas, principalmente para lojas virtuais. Porém, para ter sucesso com o Pinterest, é necessário ter atenção a alguns detalhes, que compartilhamos aqui neste artigo. 

Além disso, conheça o seu público-alvo, seja consistente com suas publicações e compartilhamento de pins, crie painéis diversificados e mantenha-se atualizado sobre as mudanças que ocorrem na plataforma. 

Espero que tenha ficado mais claro como vender no Pinterest e que você consiga obter ótimos resultados com essa plataforma de mídia social. 

Douglas Castro

Douglas Castro

Quem sou eu e porque você precisa me ouvir? Sou economista de formação, com duas pós-graduações, uma em Marketing Digital e outra em Gestão de Pessoas. Fiz carreira no Mercado financeiro, até que em 2015 eu resolvi mudar minha vida profissional por estar infeliz no Trabalho... Foi aí que surgiu o Marketing Digital na minha vida e a parceria com o Alex Vargas. Atualmente sou... 💡Especialista de Negócios Digitais 👨🏻‍💻Professor dos renomados treinamentos: 💙Mentoria Essencial 💙FNO 💙Método Turbo Tráfego 🚀Gerente Geral - @alexvargaspro - Desde 2016
Todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSTRUA FUNIS DE VENDAS AUTOMÁTICOS E VENDA COM TRÁFEGO PAGO

Inscreva-se neste Treinamento 100% GRÁTIS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Treinamento Gratuito

Tráfego Pago e Funis de Vendas

Participe deste treinamento gratuito, te ensinando como montar funis de vendas e impulsionar com o Tráfego Pago!