Será que realmente Home Office vale a pena? Estou convencido de que permitir que os funcionários trabalhem de casa é a estratégia de gerenciamento mais inteligente de todos os tempos – até mesmo mais inteligente do que dar a eles escritórios particulares.
Antes de prosseguir, porém , devemos perguntar: O que torna uma estratégia de gestão inteligente?
A melhor definição de estratégia inteligente nesse contexto é “uma estratégia facilmente implementada que aumenta a receita e reduz os custos” Um aumento de produtividade rápido, mas permanente, em outras palavras.
- AULÃO GRATUITO
DESCUBRA COMO FAZER VENDAS NO AUTOMÁTICO SEM APARECER E INVESTINDO POUCO
- sem aparecer
- sem criar conteúdo
- investindo pouco
Seja você Afiliado, Produtor, Coprodutor, Dono de PLR, Prestação de Serviços ou queira vender QUALQUER COISA online
Muito poucas estratégias de gerenciamento atendem a esses critérios.
O downsizing, por exemplo, reduz os custos, mas mata a receita. Centralizando e descentralizando são demorados e, finalmente, uma lavagem. Reorganizar é notoriamente inútil e demorado.
E, embora os modismos gerenciais funcionem perfeitamente no PowerPoint, eles sempre falham na vida real, especialmente nas empresas moderninhas com lemas do tipo “construa uma grande cultura corporativa” e “colabore para ser mais inovador”.
No entanto, existe uma estratégia de gerenciamento que é facilmente implementada e aumenta imediatamente a produtividade, reduzindo custos: permitir que os funcionários trabalhem em casa e remotamente, em vez de forçá-los a entrar no escritório todos os dias.
Isso proporciona enormes benefícios financeiros, os quais vou listar abaixo:
1. Aumenta a produtividade dos funcionários.
Em um estudo de referência citado na Harvard Business Review , os funcionários do call center da Ctrip – um site de viagens chinês – receberam a opção de se voluntariar para trabalhar em casa por nove meses.
Metade dos voluntários fez isso; a outra metade era o grupo de controle e assim continuava a trabalhar no escritório todos os dias.
O estudo revelou que “as pessoas que trabalham em casa completaram 13,5% mais ligações do que o pessoal do escritório – o que significa que a Ctrip conseguiu quase um dia extra de trabalho por semana”, segundo Nicholas Bloom, professor da Universidade de Stanford.
Outro estudo, da Gallup , descobriu que os funcionários que trabalham em casa de três a quatro dias por semana têm 33% mais chances de “se sentirem engajados” e 15% menos de se sentirem “não engajados” do que os funcionários que se reportam ao escritório todos os dias.
Numerosos estudos descobriram que o aumento do engajamento dos funcionários aumenta a produtividade.
2. Home Office vale a pena pois reduz as taxas de atrito.
O custo da rotatividade de funcionários é enorme – muito maior do que a maioria das pessoas, até mesmo os gerentes, supõem.
Dependendo do estudo, o recrutamento, a contratação e o treinamento de um substituto após a saída de um funcionário podem custar até dois anos completos do salário desse funcionário .
Assumindo, claro, você pode encontrar um candidato qualificado – uma tarefa difícil em uma economia quente.
No estudo Ctrip citado acima, os funcionários que trabalhavam em casa relataram “satisfação profissional muito maior” e “desistiram da metade do número de pessoas no escritório”, um resultado que Bloom disse que “estava além do que prevíamos”.
Além de reduzir sua taxa de atrito, uma política de trabalho de casa pode facilitar o recrutamento de novos funcionários.
Isto é especialmente verdadeiro para os Millennials, de acordo com um estudo de 2018 da Universidade de Akron , que descobriu que “41% deles declaram preferir a comunicação via eletrônica ao invés de pessoalmente ou por telefone”.
3. Reduz os custos das instalações.
Um recente estudo da Universidade de Sydney com mais de 47.000 trabalhadores mostrou que eles são mais felizes e mais produtivos no trabalho se tiverem escritórios particulares completamente fechados.
No entanto, esse estudo teve uma omissão importante: ele não tratou o trabalho em casa como uma alternativa testável.
Quando os funcionários podem trabalhar em casa para realizar tarefas que exigem concentração e sem distrações, é menos provável que exijam privacidade e tranquilidade quando entram no escritório.
Portanto, permitir que os funcionários trabalhem em casa pode ser a melhor maneira de obter os custos mais baixos de instalação de um projeto de plano aberto sem prejudicar a produtividade.
Como bônus, os funcionários que trabalham em casa compram seus próprios móveis de escritório.
E se forem trabalhadores temporários no escritório, é menos provável que eles esperem ou requeiram trabalhos extravagantes (ou seja, caros). Isso significa custos mais baixos.
4. Isso resulta em menos dias de doença.
De acordo com o Bureau of Labor Statistics, cerca de 2,8 milhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido ao absenteísmo. Para algumas empresas, isso resulta em uma perda de US $ 1 milhão a cada dia.
No entanto, quando os funcionários podem trabalhar em casa, eles são mais propensos a fazê-lo quando estão doentes, porque eles poupam o estresse do deslocamento e da interação com outros funcionários.
Tão importante quanto, enquanto trabalham em casa, não estão espalhando sua doença e germes para seus colegas de trabalho, o que é um problema enorme, especialmente em escritórios de plano aberto, onde um único espirro pode criar milhões de gotículas no ar.
Trabalhar em casa também limita a exposição dos funcionários à poluição do ar na via expressa, um grande risco à saúde de acordo com a American Lung Association .
Isso significa maior produtividade, porque “níveis mais altos de poluição do ar diminuem a produtividade dos trabalhadores e os impactos negativos da poluição sobre a produtividade vão além de tarefas fisicamente exigentes para o trabalho interno de colarinho branco”, segundo o National Bureau of Economic Research.
5. É possível empreender e criar seu próprio negócio do seu quarto
Além do fato de que os trabalhadores rendem mais para suas empresas, também é igualmente verdade que em casa é possível empreender e criar seu próprio negócio e também ganhar dinheiro trabalhando em casa.
Hoje há inúmeras profissões e tarefas que você pode fazer do seu quarto, seja no seu computador, no seu celular ou com uma folha e caneta nas mãos.
Você pode abrir um negócio de conserto de celulares, por exemplo, que é um dos nichos que mais cresce no mundo.
De acordo com pesquisas recentes, o mercado de manutenção de celulares tem crescido muito com a globalização e o fácil acesso a compra de smartphones.
Para conseguir consertar celulares com qualidade, basta fazer um curso de manutenção de celular, que inclusive pode ser feito online, e depois disso você estará apto para consertar qualquer tipo de aparelho.
6. Reduz os custos da folha de pagamento.
A folha de pagamento é uma das maiores despesas para a maioria das pequenas empresas, consumindo até 30% da receita bruta de uma empresa e muito mais (e muito mais) se a empresa é uma startup e ainda não gera muita receita.
Felizmente, o trabalhador médio terá um corte de 8 por cento no pagamento quando for permitido trabalhar em casa, de acordo com a American Economic Review.
Isso faz todo o sentido quando você considera que trabalhar em casa reduz ou até mesmo elimina muitas horas por semana gastando o deslocamento, tempo que pode ser gasto fazendo outras coisas.
Assumindo 30% de custos com folha de pagamento e uma margem líquida de 3%, uma redução de 8% nos custos da folha de pagamento resulta em um aumento de cerca de 3% na margem líquida, dobrando efetivamente sua lucratividade.
E lembre-se, sem contar a produtividade 13% maior e as outras reduções de custo descritas acima.
No geral, está claro que atualmente não há uma estratégia de gerenciamento mais inteligente do que permitir que os funcionários trabalhem em casa.
Ainda mais porque a concorrência provavelmente ainda está presa à crença irracional de que é eficaz forçar todo mundo a trabalhar todos os dias.