Pesquisar
Close this search box.

Descubra O MAPA COMPLETO Para Fazer Vendas TODOS OS DIAS Na Internet

Seja você Afiliado, Produtor, Coprodutor, Dono de PLR, Prestador de Serviços ou até Gestor de Tráfego…

O que é Público Alvo e a Importância Dele em sua Estratégia Publicitária

Sumário

É praticamente impossível estar dentro do meio do marketing digital e nunca ter ouvido falar sobre o que é público alvo, já que esse é um conceito primordial para o sucesso da suas publicações.

A definição das pessoas que se deseja atingir através das publicidades criadas é um fator primordial para se obter sucesso nas vendas. Sendo assim, vale estudar sobre o assunto e entender a melhor forma de dar esse passo tão importante.

Com base nisso, trataremos aqui tudo sobre o tema e como você pode trazê-lo para a prática dentro do seu modelo de negócio. Dessa forma, vai ficar bem mais fácil atingir o tão esperado sucesso com a sua empresa. Confira abaixo!

DESCUBRA COMO FAZER VENDAS NO AUTOMÁTICO SEM APARECER E INVESTINDO POUCO

Seja você Afiliado, Produtor, Coprodutor, Dono de PLR, Prestação de Serviços ou queira vender QUALQUER COISA online

O que é público alvo?

O conceito de público alvo é bem simples e fácil de entender: se trata da parcela do público para a qual você vai direcionar suas estratégias publicitárias e para quem você deseja vender seus produtos.

São as pessoas que você vai direcionar as suas primeiras ações de Marketing com objetivo colocar pessoas para dentro do seu funil de vendas. Sendo você um produtor, afiliado ou um empresário.

Vale ressaltar que não se trata de excluir consumidores, mas de uma necessária segmentação do mercado. Sem definir para quem você deseja vender fica difícil criar algo bom o suficiente para atingir todos os públicos e fazê-los se identificar com a sua marca.

Em linhas gerais, seu público alvo são aquelas pessoas que você acredita terem mais interesse em seu produto. Dessa forma, você pode direcionar todas as suas forças para impressioná-las e fazê-las perceber o quanto seus itens são necessários.

Comumente o público alvo possui características semelhantes. Idade, condição financeira e interesses parecidos são apenas alguns exemplos. Para lojas físicas, condições como localização geográfica também fazem toda a diferença.

Quanto mais segmentado for o seu público, mais fácil será direcionar as ações sobre ele. Sendo assim, é de fundamental importância entender exatamente quem ele é, suas condições financeiras e como ele terá acesso a sua publicidade.

A importância de definir o seu público alvo

Sabendo o que é público alvo, fica fácil entender o quanto a definição correta pode revolucionar a sua empresa, para o bem e para o mal.

Quando se tem uma linha muito ampla fica quase impossível entender o que as pessoas desejam receber. Afinal, as tendências mudam a cada geração, classe social e localização. Sendo assim, a efetividade que poderia ficar na casa dos 80%, muitas vezes não chega a atingir os 8.

Quando se sabe exatamente o que oferecer, no entanto, a situação é bem diferente. Estudando o público alvo a fundo, não é difícil entender quais ações terão mais impacto em seu dia a dia. Desse modo, os números de vendas concretizadas aumentam significativamente.

Além disso, o direcionamento correto também é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Afinal, toda publicidade criada tem um custo. Caso ela não seja eficaz, o investimento aplicado se converterá em prejuízo, por não ter obtido nenhum retorno.

O público alvo definido significa mais assertividade em todas as ações realizadas. Desse modo, cria-se uma linha de produção publicitária enxuta, sem falhas, com um menor custo financeiro e com resultados que alavancarão as vendas da marca.

A diferença entre o público alvo e buyer persona

O conceito de buyer persona é um pouco menos difundido que o de público alvo, mas também pode ser muito útil na hora da elaboração das estratégias de marketing.

Enquanto o público alvo trata sobre um grupo de pessoas com características específicas, a buyer persona é o tipo de pessoa ideal para adquirir o seu produto. Ou seja, um trata sobre o conjunto e o outro sobre os indivíduos.

Por exemplo, uma loja de arquitetura tem como público alvo mulheres entre 30 e 40 anos, donas de apartamento em áreas nobres da cidade, apaixonadas por decoração e com renda mensal em torno de 6000 mil reais.

A buyer persona da mesma loja é Natália, dona de uma boutique de roupas exclusivas, 34 anos de idade e moradora de uma cobertura no centro. Além de sua loja, ela também é digital influencer e possui cerca de 20 mil seguidores.

Percebe a diferença? A buyer persona faz parte do público alvo, mas possui características específicas. Muitas vezes ela é usada dentro da publicidade, ajudando na divulgação da marca. Afinal, a identificação das demais pessoas fica bem mais fácil quando percebe-se alguém parecido com elas utilizando aquele produto.

Como definir seu público alvo

Sabendo da importância de definir o público alvo, é preciso também entender como colocar em prática essa técnica. Vários passos devem ser seguidos até que tudo esteja segmentado o suficiente para definir estratégias exatas.

Para começar, a melhor maneira é fazer uso de perguntas. Através das respostas obtidas, você conseguirá elaborar as melhores estratégias de marketing. Sendo assim, confira as melhores questões para a definição exata do público alvo!

Quem são?

Nesse momento é preciso pensar de maneira mais geral. São homens ou mulheres? Qual a idade deles? Quanto ganham por mês? Eles possuem filhos? São casados? Moram com os pais?

Todos esses questionamentos e todos os outros que você puder pensar devem ser respondidos. Desse modo, você já começa a entender quem são as suas pessoas e qual o melhor meio de atingi-las. Afinal, nem todas as pessoas estão na internet e possuem fácil acesso a ela.

Para que elas precisam do seu produto?

Essa pode ser uma pergunta um pouco mais difícil de responder, mas extremamente necessária. Afinal, é nesse momento que você deve entender qual o impacto que os seus itens possuem na vida dos consumidores.

Pense na necessidade do seu público. Qual problema eles possuem e como o seu produto pode ajudar? O valor que você pede está dentro das condições financeiras dele? Você se encaixa em necessidades primárias, secundárias ou terciárias? Respondendo essas questões, também já se entende qual será a abordagem publicitária utilizada.

O que eles não gostam de ver?

Costumamos pensar muito sobre o que o público deseja, mas muitas vezes esquecemos de examinar o que ele detesta. Esse passo também é fundamental para criar um anúncio assertivo.

Para fazer isso, se coloque no lugar dos seus consumidores. Caso ache necessário, entre em contato com eles e pergunte diretamente. Tudo é válido para saber o que pode fazer que seu produto não seja adquirido.

O que é necessário para que eles confiem em você?

Ninguém compra um produto de alguém que não confia. A confiança é um fator primordial na hora da conclusão da venda, independentemente do público alvo escolhido.

Sabendo disso, procure entender o que fará com que as pessoas confiem em você. As respostas podem ser muitas, desde as avaliações de outros usuários até um anúncio na televisão. Com isso, poderá direcionar as suas forças e investimento para aquilo que chamará a atenção do público.

Por isso é muito importante que você saiba a importância do Marketing de Conteúdo no seu negócio.

Ter um público alvo definido é parte fundamental para a construção de uma estratégia publicitária adequada e eficaz. Sendo assim, anote todas essas dicas e comece as suas pesquisas hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Grupo Telegram